Notícias da Cooperabaeté

Fique por dentro!

Você está aqui:

janeiro27

Cadastro Ambiental Rural atinge 65% das propriedades do país

Cerca de 2,25 milhões de imóveis rurais do país já realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta criada pelo governo federal para mapear as propriedades rurais brasileiras e facilitar a gestão ambiental do país. O montante perfaz quase 65% das propriedades rurais brasileiras.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, dados até 31 de dezembro de 2015 apontavam para uma área cadastrada de 258 milhões de hectares – mais de sete vezes o território da Alemanha -, de um total de 398 milhões de hectares.

A região Norte lidera os cadastrados, segundo informou hoje o governo, com 82% do total de área cadastrável já contemplada (ou 77 milhões de hectares). Em seguida vem a região Sudeste, com 63% das propriedades já cadastradas (35,5 milhões de hectares de uma área rural de 56,5 milhões de hectares), e o Centro-Oeste, com 63% de cadastrados (81,5 milhões de hectares do total de 130 milhões de hectares). Sul e Nordeste continuam com baixa adesão: 31,5% (13 milhões de hectares cadastrados, de 42 milhões) e 35,5% (27 milhões de 76 milhões de hectares), respectivamente.

Obrigatório a todos os donos de terra no Brasil, o CAR é uma espécie de “raio X” rural, em que o produtor insere no site do governo imagens com coordenadas geográficas da propriedade e suas características, como área rural consolidada, presença de rios, florestas, estradas e instalações. A ferramenta é considerada um avanço na gestão territorial do país porque associa o cadastro à regularização ambiental.

Para o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o importante é que o ritmo de inscrições no CAR vem sendo mantido, mês a mês. “Temos uma média de mais de cinco milhões de hectares cadastrados todo mês, o que é uma área considerável”, disse. Segundo Deusdará, o ritmo de inscrições deve se acelerar, na medida em que se aproxima o fim do prazo, em maio deste ano. 

As informações são do Valor Econômico.

  • Posted by Cooperabaeté
  • 1 Tags
  • 0 Comments

CATEGORIES Sem categoria

COMMENTS