Notícias da Cooperabaeté

Fique por dentro!

Você está aqui:

dezembro12

Importações de novembro caem 15% com relação a outubro

De acordo com os dados da Balança Comercial divulgados nesta terça-feira (10), em novembro, as importações de lácteos apresentaram queda de 15% com relação a outubro. Já as exportações tiveram alta de 27,5% na comparação mensal, considerando os dados em volume. 

 

A balança comercial de lácteos apresentou um déficit de 7,87 mil toneladas em outubro, queda de 26,4% em relação ao déficit apresentado no mês anterior. Considerando os dados em valor, o déficit foi 34,8% menor que o de outubro. Tal situação ocorreu devido tanto ao aumento das exportações quanto pela diminuição das importações.

 

 Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 72,4 milhões de litros, queda de 26,6% frente às importações de outubro. Na comparação do acumulado anual, o volume importado até novembro de 2013 (941,6 milhões de litros de leite) foi 14,3% menor que durante o mesmo período de 2012.

 

No mês de novembro, as importações de leite em pó tiveram queda de 36% frente a outubro. Do total de 4,7 mil toneladas importadas, 42,4% foram provenientes do Uruguai, 37,1% foram procedentes da Argentina e 20,5% do Chile.

 

O valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$3,90/kg, 12% abaixo do valor apresentado em outubro, devido à diminuição das importações de leite em pó – que possui maior valor agregado – e ao aumento das importações de leite UHT e soro de leite, que possuem menor valor.

 

Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.

  • Posted by Cooperabaeté
  • 1 Tags
  • 0 Comments
COMMENTS