Institucional

Conheça um pouco da trajetória da Cooperabaeté

Você está aqui:

Institucional

A história da Cooperabaeté teve início em 19 de novembro de 1928, quando oitenta e dois pioneiros, liderados pelo pároco Padre Miguel Vital de Freitas Mourão, criaram a primeira instituição bancária da região, que recebeu o nome de Sociedade Cooperativista de Responsabilidade Ltda. Banco de Abaeté.

Em 1948, com a instalação do setor de consumo, muda- se a razão social da cooperativa que passa a se chamar Cooperativa de Crédito e Produção de Abaeté Ltda. Em princípio, o setor de consumo disponibilizava apenas produtos veterinários sendo ampliado mais tarde, como forma de atender às necessidades do produtor rural.

No ano de 1965, na gestão do senhor José de Campos Melo, foi instalado na cooperativa o setor de leite. Esta iniciativa se deu diante da necessidade de ajudar o pequeno produtor de leite que não tinha outra alternativa além de vender o seu produto às poucas fabricas existentes na região a preços insignificantes.

Mas, o objetivo maior era incentivar o aumento da produção, por meio de melhoria da qualidade do gado e do emprego de técnicas adequadas. Então, para o recebimento e armazenagem do leite a cooperativa comprou as antigas instalações da Nestlé.

Em 18 de novembro desse mesmo ano, devido à criação desse novo setor, a cooperativa filia-se à Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) – Itambé, repassando a ela, desde então, toda sua produção de leite. O início da operação de entrega de leite à Cooperativa Central aconteceu em 25 de novembro daquele ano de 1965.

Devido às exigências do Banco Central, que determinava a separação das cooperativas de crédito e produção, em abril de 1969 ocorreu uma nova mudança na razão social e a Cooperativa passou a se chamar Cooperativa Mista de Abaeté Ltda.

No intuito de facilitar as suas operações e aproximar ainda mais o cooperado da cooperativa, foram criados dois postos de recepção de leite nas cidades vizinhas de Biquinhas, no ano de 1977 e em Paineiras, em 1981.

Em 1983, foram criadas as filiais do setor de consumo em Paineiras e Biquinhas, com o objetivo de melhorar o atendimento aos produtores daquela importante região. Nesse mesmo ano, foi criado um posto de combustível na cidade de Abaeté. Mais tarde, foram abertos postos de combustíveis também em Biquinhas e Paineiras.

Em julho de 2002, para melhor adequar o nome da Cooperativa e fazer justiça às comunidades em que a mesma está inserida, a sua razão social foi mudada para Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região Limitada.

Atualmente, a CooperAbaeté está bem integrada a todos municípios da região e mantém estabelecimentos em Abaeté, Paineiras, Biquinhas e Morada Nova de Minas. Os seus estabelecimentos comerciais são: lojas de insumos agropecuários, postos de combustíveis, supermercados, loja de conveniência, além de uma fábrica de ração destinada à produção de rações e suplementos para gado de leite.

Historicamente, a Cooperativa valoriza os princípios do cooperativismo, com implementação de ações de responsabilidade social no âmbito de sua área de atuação e com a constante busca do crescimento do nível de educação cooperativista entre os membros do seu quadro social, além de práticas de gestão democrática e transparente.

Por último, vale ressaltar que a Cooperativa valoriza os princípios cooperativistas, com constantes ações de disseminação da educação cooperativista entre os seus associados, além de preocupação permanente com as questões sociais das comunidades onde está inserida.