Comitês Educativos

Saiba mais sobre esse importante projeto

Comitês Educativos

O Projeto de OQS (Organização do Quadro Social) iniciou através de uma parceria entre a OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Cooperabaeté. Para a implantação do projeto foram selecionadas duas estagiarias da UFV, Marília Aparecida Silva e Aline Xisto Rodrigues, que ficaram responsáveis pela estruturação deste trabalho. O objetivo deste projeto era organizar cinco comunidades para tornarem modelos para as demais. Principalmente no que se refere ao desenvolvimento do espírito cooperativista do nosso quadro social.

Breve Histórico: implantação do projeto

A comunidade Cacimbas/Poções, localizada na cidade de Morada Nova de Minas, a 50 km de Abaeté foi a primeira a ser formada. Esta comunidade se caracteriza pelo alto nível de interação entre o grupo, práticas associativas e de trabalho mútuo. Este histórico de participação e união entre pessoas, fez com que esta comunidade fosse a primeira a ser escolhida. Sendo um espelho para as demais. A primeira reunião foi realizada 22/05/2007, com a participação de 50 pessoas.

Com a implantação do projeto foram criadas mais quatro comunidades, Biquinhas, Bocainas (Paineiras), Potreiro e Vau das Flores.

Atualmente a Cooperabaeté conta com oito comunidades Cooperativistas, além das citadas acima, temos (Paredão, Santa Maria e Serra do Palmital). O objetivo dos Comitês Educativos e fortalecer o vínculo entre Cooperados e Cooperativa, através de um canal de comunicação direto que visa colher sugestões, opiniões, críticas construtivas à administração. Como também, disponibilizar informações referentes à gestão, palestras técnicas, pré assembleias, etc.