Educampo

Preparando o Homem do Campo

Educampo

EducampoO EDUCAMPO é um projeto de educação, voltado ao homem do campo, dinâmico e permanente, que busca, por meio da capacitação gerencial e técnica de grupos de Produtores Rurais, desenvolver todos os aspectos de gestão da propriedade, tornando-os mais eficientes e competitivos.

A terminologia Projeto é adotada devido ao caráter dinâmico observado no EDUCAMPO, conferido pelo seu papel na educação dos indivíduos e na sua adaptabilidade às características dos grupos e cadeias produtivas envolvidas, estando em constante evolução.

É importante salientar que os resultados do EDUCAMPO transbordam para os segmentos antes e depois da porteira, dando ao Projeto caráter sistêmico de atuação junto às cadeias produtivas.

A orientação e capacitação dos produtores são realizadas por meio do serviço de consultoria gerencial e tecnológica oferecido nas propriedades. A consultoria é conduzida por técnicos capacitados e com conhecimentos em metodologias que contemplam a assistência gerencial e técnica dos produtores, a partir do desenho de um plano de desenvolvimento, planejado previamente junto com os próprios produtores e os parceiros do projeto em uma determinada região, atendendo às demandas primordiais de cada grupo de produtores a ser desenvolvido.

A ação dos Consultores Técnicos de Campo é acompanhada pelo SEBRAE, pela empresa parceira e por consultores, que avaliam o cumprimento de metas preestabelecidas juntamente com os produtores e parceiros, de acordo com a sua capacidade de investimento e com as características produtivas de cada propriedade, identificadas por um diagnóstico individual. No planejamento da empresa rural são estabelecidas metas para insumos, produtos e efeitos de cada produtor. A soma das metas de todos os produtores constitui a meta do Projeto.

Para participar do EDUCAMPO é fundamental que o Produtor Rural apresente perfil empreendedor e esteja pré-disposto a se educar, a aprender, adotando as orientações do técnico que o acompanha, tanto no tocante às técnicas produtivas quanto aos controles gerenciais, que constituem o grande diferencial da consultoria oferecida pelo Projeto.

Os princípios básicos que norteiam o Projeto são o desenvolvimento do conceito de cadeia produtiva, pela aproximação de fornecedores e compradores; a consultoria gerencial e técnica; o pagamento do serviço pelos produtores e, eventualmente, pela empresa parceira; o trabalho com grupos de produtores e o efeito demonstração dos resultados; a parceria operacional com agroindústrias e cooperativas; e a avaliação sistemática de resultados, visando o aprimoramento constante das pessoas e do Projeto.

O grande diferencial do Projeto é a abrangência gerencial, monitorada conjuntamente pelos Consultores Técnicos e os Produtores, aferindo os resultados das inovações adotadas na rentabilidade e na lucratividade do negócio, apoiada na tecnologia da informação, por meio do software de controle das propriedades e da Central de Processamento de Dados do EDUCAMPO – CPDE, que facilitam a sistematização e a visualização dos resultados das ações implementadas.

Com foco no desenvolvimento das pessoas, está-se consolidando no país um novo modelo de extensão rural, efetivamente capaz de transformar a realidade de todos envolvidos com o Projeto EDUCAMPO.

OBJETIVOS

Objetivo Geral 

Promover a educação do homem do campo, por meio de consultoria gerencial e técnica, proporcionando o desenvolvimento de seu negócio e o crescimento econômico da empresa parceira, estendendo seus benefícios a toda cadeia produtiva.

Objetivos Específicos 

1. Viabilizar o acesso à consultoria gerencial e técnica como insumo estratégico para a capacitação do produtor e a modernização dos processos de produção agropecuária, integrando o Produtor Rural ao complexo agroindustrial;

2. Orientar sobre o gerenciamento da empresa rural e difundir inovações por meio de grupos de produtores, aumentando sua produtividade;

3. Trazer retorno econômico ao produtor, criando condições de aumento do seu lucro, e à agroindústria ou cooperativa parceira local;

4. Gerir co-participativamente o Projeto em parceria com cooperativas ou agroindústrias, da qual os produtores atendidos sejam fornecedores, fortalecendo o conceito de cadeia produtiva.

5. Estimular o senso cooperativo dos produtores, não apenas pelo compartilhamento da consultoria técnica do Projeto EDUCAMPO, mas pelo estímulo à realização de atividades em grupo;

6. Utilizar os grupos de produtores como referência, facilitando a multiplicação de ações junto aos demais produtores não participantes, extrapolando os resultados do EDUCAMPO, e

7. Estimular a terceirização da assistência técnica nas empresas parceiras como alternativa ao modelo atual adotado pelas mesmas.

 

Produtores participantes

 

  • Adelson E. Campos Ramiro – Fazenda Palmeiras
  • Antônio Carlos da Costa – Fazendas Malhada e Saco Redondo
  • Elismar Noronha de Lima – Fazenda Bigode
  • Guilherme Antônio Pereira Mendes – Fazenda Santana
  • Ismênia de Oliveira Martins – Fazenda Tigre e Bom Sucesso
  • João Carlos de Oliveira – Fazenda Vai e Vem
  • José de Faria Lemos – Fazenda Candelária
  • José Paulino Nunes – Fazenda Palmital
  •  Matheus Henrique Machado Xavier – Fazenda Santa Maria e Camarinha
  • Newton de Sousa Lino Filho – Fazenda Soco

 

 

Educampo + Coopeabaeté

 

Eventos Realizados

 

 2011

 Participantes

Missão Técnica Megaleite Uberaba

Junho

30 Participantes
Dia de Campo Fazenda Mau Cabelo

Setembro

50 Participantes
Treinamento Marcelo Cabral

Novembro

30 Participantes

Eventos Realizados

 

 2012

 Participantes

Dia de Campo Fazenda Renegada

Abril

60 Participantes
Treinamento Qualidade do Leite QCONZ

Agosto

25 Participantes
Missão Técnica Rio Paranaíba

Setembro

18 participantes