Notícias da Cooperabaeté

Fique por dentro!

Você está aqui:

fevereiro12

Sistema promove evento de apresentação do Programa Educa OQS

Iniciando a agenda de eventos de 2015, o Sistema Ocemg realizou, no dia 03 de fevereiro, a reunião de Apresentação do Programa de Formação e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas Mineiras – Educa OQS. O encontro aconteceu na Casa do Cooperativismo Mineiro e teve o objetivo de apresentar a metodologia do Programa, que ocorrerá ao longo dos próximos 10 meses.

 

A iniciativa consiste em duas frentes de trabalho: capacitações técnicas para o público designado pela cooperativa e o processo de acompanhamento por parte do Sistema Ocemg. Durante o evento de lançamento do Educa OQS aconteceu, ainda, uma palestra sobre a importância da ação como estratégia de desenvolvimento para os empreendimentos cooperativos e a apresentação dos resultados do programa anterior de OQS (hoje Educa OQS) no triênio 2012-2014.

 

Ao todo, 18 organizações dos ramos agropecuário (8), crédito (7) e saúde (3) estiveram presentes. Foram convidadas para a reunião cooperativas que já participaram do Programa de OQS, empreendimentos que já consolidaram suas práticas de OQS e desejam desenvolvê-las, assim como organizações que ainda não iniciaram as atividades, mas manifestaram interesse em aderir ao programa em 2015.

 

O Educa OQS foi formatado levando em consideração os anseios das próprias cooperativas, que necessitavam de capacitações para seu público alvo e acompanhamento do Sistema Ocemg para desenvolverem a organização do quadro social. A formação técnica do projeto é voltada para agentes de desenvolvimento cooperativista e/ou humano, além de representantes dos grupos de Mulheres e de Jovens Cooperativistas, e terá carga horária total de 80 horas dividida em cinco módulos de 16 horas cada. As atividades serão realizadas entre março e novembro na Sede do Sistema Ocemg.

 

De acordo com Vitória Drumond, gerente de Acompanhamento de Cooperativas, o projeto irá ampliar o raio de atendimento do Sistema Ocemg. “Antes, com as reuniões técnicas, atendíamos cerca de seis cooperativas ao longo do ano. Só nessa reunião estamos mobilizando o triplo de entidades”, revela.

 

No lançamento do projeto, o professor José Horta apresentou aos participantes questões relacionadas à estratégia de OQS, a relação inequívoca da OQS com a educação cooperativista, além de esclarecer dúvidas. Entre os benefícios do programa citados pelo palestrante estão a maior fidelização dos cooperados e a disseminação de informações relacionadas à cooperativa. ‘Além disso, os treinamentos da OQS contribuem para a formação de novas lideranças que, futuramente, poderão contribuir direta e significativamente para o desenvolvimento das organizações, disse.

 

Site Ocemg.

  • Posted by Cooperabaeté
  • 1 Tags
  • 0 Comments
COMMENTS